sábado, 17 de setembro de 2011

37ª EXCURSÃO: VIAJAMOS À SÃO RAFAEL,ITAJÁ E VISITAMOS A LAGOA DO PIATÓ EM ASSU,RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 4 de setembro o grupo formado por Francisco, Tendson,Luís Mossoró,Júlio e Elias viajou a região central do estado do Rio Grande do Norte com os objetivos de visitar a fazenda lájea formosa e o sítio arqueológico da pedra ferrada no município de São Rafael ,conhecer a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e apreciar a culinária local do município de Itajá, assim como conhecer a lagoa do piató em Assu.
Depois de aproximadamente 3h de percurso de rodovias federal e estadual chegamos a estrada não pavimentada (estrada de terra) que dar acesso a fazenda lájea formosa são cerca de 8 quilômetros até ela. Durante o início do percurso já deu pra perceber o capricho da natureza naquela região: belíssimas formações rochosas de granito de diferentes formas e tamanhos, uma avifauna riquíssima voando em todas as direções, belíssimos carnaubais.
SERRA BRANCA VISTA A PARTIR DA RODOVIA RN 118
CARNAUBAIS ANTES DE CHEGAR A FAZENDA LÁJEA FORMOSA
GALOS DE CAMPINA Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758) 












Ao chegarmos à entrada da fazenda os primeiros registros fotográficos e, formos bem recebidos pela esposa do Dono da fazenda “Senhor Nem” como é conhecido na região e ficamos aguardando a presença do ‘‘Senhor Nem” e de seu filho Dógenes que nos guiaria até o sítio arqueológico.
GOP NA ENTRADA DA FAZENDA LÁJEA FORMOSA
GOP NA CASA DA FAZENDA LÁJEA FORMOSA
logo que chegaram, Sr. Nem veio nos cumprimentar e conversou conosco sobre a fazenda,a serra branca e a luta dele para preservar a fauna e flora local, principalmente a fauna já que proibi a caça nas suas terras. Uma atitude louvável desse bom sertanejo. após uma breve prosa, o seu filho nos conduziu até o sítio arqueológico da pedra ferrada.
"PEDRA FERRADA" ONDE ESTÃO AS PINTURAS RUPESTRES
GOP EM VISITA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO "PEDRA FERRADA"
diante das pinturas rupestres da tradição agreste, datadas aproximadamente 2.000 a 5.000 anos antes do presente, muita contemplação e alguns questionamentos externados e hipóteses levantadas, assim como reflexão e um momento de silêncio que foi interrompido apenas pelo vocalização das aves,como por exemplo da rara seriema.
CARIMBOS DE MÃOS, ARTE RUPESTRE COMUM  NA TRADIÇÃO AGRESTE
ARTE RUPESTRE ATRIBUÍDA AO HOMEM PRIMITIVO DO RN QUE VIVEU ENTRE 2.000 E  5.000 ANOS ANTES DO PRESENTE
PINTURA RUPESTRE DATADA DE APROXIMADAMENTE 2000 A 5000  ANOS ANTES DO PRESENTE.
PINTURAS RUPESTRES DA T. AGRESTE 
PINTURAS RUPESTRE/SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA FERRADA
do sítio seguimos rumo aos tanques naturais que são reservatórios naturais com água da chuva de    profundidades variáveis,permitindo assim o banho nos mais rasos.
TANQUE NATURAL/FAZENDA LÁJEA FORMOSA
TANQUE NATURAL/FAZENDA LÁJEA FORMOSA
GOP EM AFLORAMENTO ROCHOSO GRANÍTICO 

GOP ACIMA DE PAREDÃO DE ROCHA GRANÍTICA
Em tanques como esses e nessa localidade pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na década de 60(1960) coletaram um grande número de peças fósseis de mamíferos pleistocênicos preservados em sedimentos areno-argilosos ou conglomeráticos(Cabral de Carvalho.1966),como por exemplo o Tigre dente de sabre(Smilodon populator), a Preguiça gigante(Eremotherium laurillardi),Equus (Amerhippus) neogaeus,um parente próximo dos cavalos atuais,Palaeloma major,uma espécie de lhama maior que a atual,Toxodonte(Toxodon platensis),parente dos hipopótamos atuais, todos esses enormes animais viveram aqui até cerca de 11.000 anos  .
VEGETAÇÃO TÍPICA DE CAATINGA,EM DESTAQUE PLANTAS DAS FAMÍLIAS CACTACEAE E BROMELIACEAE.
AFLORAMENTO ROCHOSO GRANÍTICO DE MAIS DE 30 MILHÕES DE ANOS

GOP EM VISITA A ÁREA DOS TANQUES NATURAIS NAS TERRAS DA FAZENDA LÁJEA FORMOSA


GOP COM O GUIA DIÓGENES(PRIMEIRO DA ESQUERDA PARA A DIREITA) 
 ao sairmos dos tanques pagamos ao guia Diógenes e devido a nossa programação corrida não tivemos tempo de passar pela sede da fazenda para nos despedirmos dos atenciosos e simpáticos donos da mesma. na volta ainda na zona rural de São Rafael, podemos ver muitas aves durante o caminho principalmente nas proximidades de porções de água,como por exemplo: muitos galo de campinas e cabocolinhos, rolinhas branca e vermelha,juriti,papa sebo,quero quero,anuns branco e preto,rapazinho dos velhos,garças,patos selvagens,jaçanas,carão,martim pescador verde,carcarás,gavião pega pinto,casaca de couro,cancão,periquitos tuim,bem te vis etc.
RAPAZINHO DOS VELHOS Nystalus maculatus (Gmelin, 1788)
Quero quero Vanellus chilensis (Molina, 1782)
Rolinha branca Columbina picui (Temminck, 1813)
Fêmea de Bigodinho Sporophila lineola (Linnaeus, 1758)
 Papa sebo ou Sabiá do campo Mimus saturninus (Lichtenstein, 1823).
 ao chegarmos a zona urbana passamos pelo centro e paramos para fotografar a igreja matriz da cidade e em seguida partimos para Itajá.
IGREJA MATRIZ DE SÃO RAFAEL/RN
Assim que chegamos à cidade de Itajá fomos prova e aprovar as delícias da culinária local, na especialidade peixe frito ou cunziado com um pirão irresistível e com uma vista espetacular do "mundo de águas" da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
"COMPORTAS" DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES EM ITAJÁ/RN

LOCAL DE "SANGRIA" DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES EM ITAJÁ/RN
Após esse delicioso almoço fomos conhecer melhor as estruturas da barragem na cidade e fotografar outras paisagens só vistas a partir dali. Ao passarmos no centro de Itajá mesmo de dentro do carro fotografamos a igreja matriz da cidade e deixamos a cidade com destino a lagoa do piató na cidade de Assu. 
IGREJA MATRIZ DE ITAJÁ-RN
No centro de Assu paramos para nos abastecer de água e nos informamos sobre o caminho para a lagoa. Ao deixarmos a pista asfaltada seguimos por uma pista de terra até a lagoa do piató considerada por muitos a maior lagoa do RN com cerca de 15 km´s de perímetro. 
LAGOA DO PIATÓ,ASSU/RN
VISTA DO PÔR DO SOL E PICO DO CABUGI A PARTIR DA BR-304 NA VOLTA  DESSA GRANDE VIAGEM!
PICO DO CABUGI(ANGICOS/RN) VISTO A PARTIR DA BR-304
Ao chegarmos lá podemos perceber o quanto a lagoa é realmente enorme e bonita, assim como é um dos principais pontos turísticos do município de Assu.
Depois de apreciarmos a sua beleza e fotografarmos a lagoa, partimos em direção a zona urbana de Assu novamente onde que decidimos que já era tarde para visitarmos a fazenda curralinho onde se encontra a maior concentração de baobás do Brasil, portanto era hora de voltarmos para Parnamirim,cidade onde residem nossos excursionistas. Até a próxima!!!!
FICOU INTERESSADO EM CONHECER A FAZENDA LÁJEA FORMOSA, O SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA FERRADA E OS TANQUES NATURAIS? ENTRE EM CONTATO COM O GUIA DIÓGENES PELO TELEFONE: (084)9971-4963 ou 8882-0402.
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário