sábado, 14 de março de 2015

Trekking de Cotovelo a búzios,Parnamirim-Nísia Floresta,RN

   No dia 18 de janeiro de 2015 os integrantes Francisco e Júlio do Grupo Onça Pintada realizaram uma caminhada básica de aproximadamente 10 quilômetros, no litoral a beira mar, a partir da praia de Cotovelo próximo ao Barramares em Parnamirim, até a lagoa dourada na comunidade de Búzios em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte.

   Iniciamos o trekking com o tempo nublado,em um pequeno fragmento de tabuleiro litorâneo, que tem sobre as falésias do tipo formação barreiras em Cotovelo, caminhamos  através das minúsculas trilhas em meio a vegetação típica de tabuleiro, representadas por espécies como: antúrio silvestre, filodendro, muricis, guabiraba, ameixa, capitãozinho, cajueiros, angélica, etc.
   Apesar do tempo fechado, com chuvas rápidas, ainda observamos alguns animais, especialmente aves, como: bem-te-vis, suiriris, balança-rabo-de-chapéu-preto,Pipira-preta, Martim-pescador-do-grande e outros bichos pequenos, como: algumas borboletas, vespas, besouro e percevejos.

   Em seguida descemos para caminhar bem próximo da linha d´água, contemplando o mar e os  seres peculiares encontrados principalmente nas formações rochosas, como cracas, caranguejos,peixes  em pequenas porções de água,ouriços-do-mar, anêmonas, além de algas marinhas como as algas-marrom e algas-verde e algumas espécies de aves marinhas e ou apenas visitantes como bem-te-vis, maçaricos e também foi observado um casal de jacus em um cajueiro a cerca de 20 metros da lâmina da água do mar.
   A praia de Cotovelo(na área que andamos) é que apresenta um menor número de pessoas e a que tem belíssimas falésias, além de formações rochosas de diferentes formas e tamanhos e é a mais limpa comparada com as outras praias nas quais percorremos. A próxima praia do trajeto é a praia de pirangi do norte, bastante movimentada e relativamente suja, com muitos esgotos a céu aberto, escorrendo em direção ao mar,sendo evidente a presença de uma "lama preta" nesses locais.
   Depois dessa praia, atravessamos o rio que estava raso(naquele momento), maré baixa e chegamos a praia de pirangi do sul que apresenta o mesmo problema de poluição ambiental citado para a praia de pirangi do norte,e pouco tempo depois, em fim chegamos a última praia do nosso trekking, a de búzios, que infelizmente também tem esgotos domésticos que ficam bem camuflados, sendo localizados por uma lama alaranjada com líquido fluindo do solo, como se fosse canos furados. É lamentável vê tantos esgotos domésticos em uma pequena faixa de nosso litoral que tem um beleza ímpar e atraem  visitantes do mundo inteiro, mas quando estes chegam aqui, descobrem que esse paraíso não está sendo preservado como deveria.
   Seguindo nossa rota pré-estabelecida deixamos a praia de búzios e caminhamos rumo a lagoa dourada que fica entre grandes dunas vegetadas na lateral da comunidade de búzios, mas infelizmente nesse dia seu nível de água estava extremamente baixo, devido ao fato de ser uma lagoa temporária alimentada pelas águas das chuvas, e nos últimos anos as chuvas tem sido poucas, com a evaporação acentuada e em solo de dunas, as águas desaparecem rápido.
   Pelo menos a vegetação ainda estava lá, o suficiente para relaxarmos na sombra ventilada dos arbustos do tabuleiro. Lá ainda observamos um pouco da biodiversidade local, com a presenças de aves, como: garças, sibites, sanhaços, sabiá-da-praia, rolinhas,lavandeiras-mascarada,bem-te-vis,corujas, gavião-carijó, urubu-de-cabeça-vermelha, martim-pescador-do-grande,choró-boi, jacus, etc, lagartixa-comum, e algumas insetos, especialmente vespas sociais e solitárias que estavam visitando alguns flores de cajueiro e guajiru. Descansados, alimentados e com a mente renovada, caminhamos de volta até a rodovia principal,onde pegamos um transporte coletivo até Natal  e de lá até Parnamirim, terra desses trilheiros. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Boa Tarde membros do Grupo Onça Pintada, sou Ricardo Barbosa, arqueólogo, pesquisador da UFPE. Gostaria de pedir um favor, vi as imagens do sítio arqueológico Pedra do Letreiro - Sítio Novo, e gostaria de receber uma cópia das mesmas, para comparação com as que tenho, de sítios arqueológicos em Pernambuco. Desde já, agradeço a atenção. Obrigado, abs. Ricardo (barbosa.ricardo@terra.com.br)

    ResponderExcluir