domingo, 9 de outubro de 2011

38ª EXCURSÃO,ACAMPAMOS NA MATA ESTRELA,BAÍA FORMOSA,RIO GRANDE DO NORTE.

Nos dias 6,7 e 8 de março de 2011 enquanto muita gente estava aproveitando o feriadão nos foliões pulando o carnaval, o grupo formado por Francisco,Felipe,Júlio e João Paulo resolveu praticar trekking e campismo assim como também registrar um pouco da biodiversidade na Mata Estrela. Saímos por volta das 7:15h de carro alugado,paramos em Goianinha para comprarmos alguns objetos essenciais e por volta das 9:00h chegamos a entrada principal da RPPN Mata Estrela e em mais um ano consecutivo encontramos a guarita sem vigia e os portões fechados. Acreditando encontrar o vigia que fica na guarita da entrada pela praia e contribuirmos com a taxa cobrada para estar ali, começamos o trekking rumo a magnífica lagoa de coca cola. No percurso paramos para tirarmos algumas fotos e apreciarmos a beleza da gameleira centenária considerada a árvore  mais antiga do nordeste. 
GOP ENTRE AS ENORMES RAÍZES TABULARES DA GAMELEIRA(Ficus catappifolia)
VISTA PARCIAL DA GAMELEIRA(Ficus catappifolia)
Durante o percurso vimos muitos exemplares da orquídea conhecida como baunilha,algumas aves cantando,cigarras estridulando e uma enorme caranguejeira atravessando a trilha.
 ORQUÍDEA POPULARMENTE CONHECIDA COMO "BAUNILHA" SUBINDO NO TRONCO DE OUTRA PLANTA

ARANHA CARANGUEJEIRA(Lasiodora klugii)
 No final da trilha da gameleira vimos também alguns exemplares vegetais de porte arbóreo como pau brasil,cauaçus,amescla e também enormes cipós subindo em direção a copa das árvores.
GRUPO ONÇA PINTADA ANTES DE ENTRAR NA TRILHA DO PAGÃO
Deixamos essa trilha e seguimos pela trilha do pagão rumo a lagoa de coca cola e durante esse novo caminho fotografamos alguns artrópodes como aranhas,insetos,embuás e lacraia.
Nephila clavipes
Micrathena sp.
Gasteracantha cancriformis
aranha da família Salticidae
Argiope agentata
Besouro da família Scarabaeidae
Inseto da ordem Orthoptera
Mané magro(Stiphra robusta), Inseto Orthoptera
Embuá, Miriápode Diplopoda
"Lacraia",Miriápode Quilopoda

Após cerca de 2:30h chegamos as margens da lagoa de coca cola e ao contrário do ano anterior não vimos ninguém acampando por ali, assim como poucos turistas acompanhados de bugueiros.

LAGOA DE COCA COLA OU ARARAQUARA
Depois do banho e do almoço,fomos até a lagoa do navio, durante a trilha escutamos um tiro e mais na frente já nas bordas da lagoa temporária vimos 3 caçadores armados e com 4 cachorros. De volta a área de camping, na beira da lagoa fotografamos alguns insetos e em seguida montamos as barracas e fizemos o fogo para prepararmos a janta.(...).
ACAMPAMENTO IMPROVISADO DO GOP
BESOURO ENCONTRADO MORTO PRÓXIMO A LAGOA DE COCA COLA
LIBÉLULA NA BEIRA DA LAGOA QUE TINHA ACABADO DE SE TORNAR ADULTA
A noite além de conversarmos e apreciarmos a beleza do céu estrelado, fotografamos alguns outros animais,como o sapo cururu e a rã manteiga bastante comuns nas margens da lagoa, e insetos como o cachorro dágua entre outros insetos.
Variação de Leptodactylus macrosternum
Hypsiboas raniceps
Sapo cururu(Rhinela jimi)
Cachorro dágua,Inseto da ordem Orthoptera e da família Gryllotalpidae
Libélula,Inseto da Ordem Odonata e Subordem Zygoptera
Besouro da família Carabidae
De manhã após o banho e um café reforçado iniciamos nossa caminhada em direção a sagi com o objetivo principal de abastecermos de água potável. já em sagi havia muita gente devido o carnaval e vendedores ambulantes com água de coco, churrasquinhos e muito mais. Depois de abastecermos as garrafas e tomarmos água de coco e comermos alguns churrasquinhos, iniciamos o trekking de volta para a mata. na guarita encontramos o vigia Josias conversamos um pouco com ele sobre o atual fluxo de turistas na reserva e após pagarmos 3,00 reais por caminhante seguimos para a lagoa. no caminho percebemos maior movimentação de bugres com turistas naquele dia, e vimos algumas plantas com frutos que não conhecemos.
Planta não identificada
planta não identificada
planta não identificada
Ao chegarmos a lagoa nada melhor do que um banho para tirar o sal da praia e relaxarmos a musculatura cansada.(...).
A noite muita chuva, as barracas não aguentaram o volume de água e acabou entrando água nas barracas,tornando o ambiente impróprio para dormir. na manhã seguinte depois de comermos,desmontarmos as barracas e limparmos a área de camping, deixamos a beira da lagoa por volta das 8:00h e fomos pela trilha por trás da área de acampamento caminhando em direção a guarita principal, onde "pegaríamos" o transporte de volta. 
GOP PERCORRENDO NOVAS TRILHAS...
GOP DESCANSANDO DEPOIS DE HORAS CAMINHANDO

Mas antes de chegarmos a trilha da gameleira que dar acesso a guarita,ainda tinha muitas belezas naturais para se ver e registrar,assim como outros caminhos para percorrer.
VISTA PARCIAL DE UMA DAS CERCA DE 19 LAGOAS TEMPORÁRIAS DA MATA ESTRELA
folhas e frutos da Maçaranduba(Manilkara triflora)
Fungos não identificados
Fungo não identificado
Fungo não identificado

 Deixando a trilha do pagão na bifurcação com a trilha do pau brasil encontramos 2 homens e uma mulher vindo pela trilha do pau brasil com baldes cheios de mangabas. antes de chegarmos a guarita paramos para realizarmos alguns registros fotográficos como por exemplo de um enorme cipó em meio a outras tantas espécies vegetais e um lagarto.
Amigo Convidado do GOP
Anolis fuscoauratus
Por volta das 14:40 chegamos a guarita principal .onde pegamos transporte de volta para nossas casas. No total foram aproximadamente cerca de 37 quilômetros de caminhada durante os dois dias e meio naquela floresta e praias. Até a próxima aventura!!!!


PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...