quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

40ª EXCURSÃO:FOMOS A COSTA BRANCA, AREIA BRANCA,GROSSOS,TIBAU E MOSSORÓ,RN.

Quando a maioria dos norte-rio-grandenses pensam em praias bonitas e belas paisagens do litoral potiguar, é comum lembrar imagens de praias como ponta negra, jenipabu e pipa que são muito divulgadas pela imprensa. De fato a natureza foi muito generosa conosco formando essas praias tão procuradas por turistas brasileiros ou estrangeiros, mas não é apenas no litoral oriental do Rio Grande do Norte que existe praias com paisagens belíssimas, na região da costa branca também ocorre praias com paisagens  fascinantes como por exemplo Ponta do Mel e Tibau. Pensando nisso resolvemos conhecer um pouco da região Costa Branca localizada a oeste do estado e que apresenta peculiaridades como: a vegetação típica do bioma Caatinga que ocorre relativamente próximo ao mar, dunas de muitas cores, praias virgens(por enquanto), onde é comum encontrarmos animais típicos do sertão como cabras,jumentos e gado caminhando na beira da praia, enormes salinas, extração de petróleo e grande produção de frutas, assim como a presença de muitos sítios arqueológicos.
Grupo Onça Pintada sobre a falésia em ponta do mel, Areia Branca, Rio Grande do  Norte.
Assim no dia 03 de dezembro de 2011 o grupo formado por Francisco,Júlio,Luís Mossoró,Tendson e Claudio  viajou a essa região com intuito de conhecer algumas praias de Areia Branca,Grossos e Tibau, como também outros pontos turísticos desses municípios. Saímos as 4:30h da manhã deixando a BR-101 e seguimos pela BR-406 até o entroncamento com a rodovia RN-118 percorrendo essa, passando pela zona rural do município de Pendências onde fotografei um belíssimo gavião pernilongo.
Gavião carijó Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788) fotografado  à distância em  Pendências/RN.
Mais na frente seguimos pela  rodovia RN-116, passando pelo município de Porto do Mangue, onde começamos nosso roteiro turístico conhecendo a área de proteção ambiental dunas do rosado,que fica no território desse município e em Areia Branca com suas dunas de várias tonalidades e formas.
Dunas do Rosado no território dos municípios de Porto do Mangue e Areia Branca/RN.
GOP em visita a APA Dunas do Rosado em Areia Branca/RN.
Dunas do rosado, Areia Branca/RN.
Dunas do rosado, Areia Branca/RN.
Dunas do rosado, Areia Branca/RN.
Após fotografarmos e contemplarmos a beleza singular desse ambiente que já serviu de locação para algumas cenas da novela O Clone, da rede Globo, exibida em 2005, seguimos rumo a Areia Branca. Mais na frente uma belíssima falésia de cor avermelhada se apresentava diante de nós como um dos pontos turísticos mais conhecidos da região costa branca, que serviu de cenário para os filmes do Padre Marcelo Rossi, como "Maria: Mãe do Filho de Deus", em 2003, e  "Irmãos de Fé", em 2004., ambos dirigidos pelo diretor potiguar, Moacyr Góes.
Falésia em ponta do mel, Areia Branca/RN.
Esse ambiente possui algumas particularidades interessantes como  plantas típicas do bioma Caatinga, mandacarus, facheiros,coroa de frades sobre falésias avermelhada próximo ao mar, e animais comuns no sertão como cabras e jumentos caminhando próximo a praia, o que caracteriza o encontro do sertão com o mar.
Encontro do mar com o sertão, ponta do mel em Areia Branca/RN.
Praia de ponta do mel, Areia Branca/RN.
GOP em ponta do mel, Areia Branca/RN.
Falésias em ponta do mel e farol visto a distância em Areia Branca/RN.
É espetacular! da falésia onde estão as cruzes é possível visualizar o farol de ponta do mel. Após contemplarmos e fotografarmos essa obra prima da natureza seguimos pelo litoral, onde podemos registrar também a praia de São Cristovão e infelizmente não podemos continuar percorrendo as margens das praias pois a maré encheu.
Praia de são cristovão em Areia Branca/RN.
Então seguimos rumo a cidade de Areia Branca onde almoçamos e depois fomos conhecer o cais do município com algumas embarcações e fotografamos a igreja matriz local, antes de pegarmos a balsa indo para o município de Grossos.
Cais e embarcações em Areia Branca/RN.
Igreja matriz de Areia Branca/RN.
Em Grossos visitamos o reformado e histórico moinho de origem holandesa que tem 15 metros de altura e 11 metros de diâmetro.
Moinho de origem holandesa, Grossos/RN.
Moinho holândes,ponto turístico de Grossos/RN.
No ecossistema de mangue ainda consegui uns segundos para fotografar uma garça azul e uma garça branca pequena.
Garça azul Egretta caerulea (Linnaeus, 1758)
 Infelizmente o tempo era pouco e tínhamos um roteiro a conhecer, então aceleramos em direção as enormes salinas e em seguida rumo as praias de Grossos, começando com a linda praia de Pernambuquinho, onde é comum a prática de Kitesurf, sendo considerada um dos melhores locais de velejo do Rio Grande do Norte.
Reservatório de água salgada  a fim de extrair o sal.

Salinas em Grossos/RN.

GOP em visita as salinas em Grossos/RN.
Praia de Pernambuquinho em Grossos/RN.
Depois de curtirmos um pouco essa praia fomos em direção a última praia do litoral setentrional do estado, a praia de Tibau, onde conhecemos a "pedra do chapéu", outro espetáculo da natureza.
GOP em visita a "pedra do chapéu" município de Tibau,RN.
Praia de Tibau,próxima a  Divisa do Rio Grande do Norte com Ceará.
"Pedra do Chapéu" em Tibau, RN.
 No final da tarde partimos para Mossoró(cidade onde ocorre as maiores festas juninas do Nordeste) chegando por volta das 17:30h na cidade que respira cultura. após um banho na pousada saímos para jantarmos e conhecer a cidade a noite, e podemos ver uma cidade com muitas atividades culturais, praças bem iluminadas com estátuas que homenageiam mossoroenses que fizeram história,prédios históricos, museus que contam a história do seu povo e destacam sua economia.
Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte fotografada a noite em Mossoró, RN.
Estátua do escritor mossoroense Dorian Jorge Freire em Praça na cidade de Mossoró RN.
Estátua do ex-governador do Rio Grande do Norte Jerônimo Dix-Sept-Rosado Maia, Mossoró.
 Entre tantos museus e prédios históricos, podemos destacar o museu do cangaço que conta toda a histórias do ataque do bando de Lampião a cidade e como o povo local bem organizado conseguiu resistir ao bando e expulsá-los de forma heroica.
Heróis da resistência ao bando de Lampião em Mossoró Rio Grande do Norte.
Infelizmente tivemos alguns problemas técnicos e perdemos a grande maioria dos nossos registros fotográficos, mas o próximo ano pretendemos voltar lá com mais tempo e estrutura em horário que os museus estejam abertos, para registrarmos o que Mossoró tem de melhor!
Após esses problemas seguimos de manhã cedo de volta para Parnamirim, cidade trampolim da Vitória.
Até a próxima aventura!!!!

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 18 de dezembro de 2011

39ª EXCURSÃO: FOMOS CONHECER A CASA DE PEDRA DE PIUM EM NÍSIA FLORESTA,RIO GRANDE DO NORTE.

Desde 2001 que eu viajava a região de Pium para acampar mas especificamente na comunidade de Alcaçuz e havia ouvido falar muito de uma casa de pedra naquela região, mas nunca tinha investido tempo em busca dessa construção antiga tão comentada. Até que no dia 25 de setembro de 2011 resolvi sair com o colega Júlio em busca dessa casa de pedra. De ônibus(linha 6) seguimos até a entrada da pista de barro(depois da ponte próximo a casa do chico) que dar acesso a penitenciária de Alcaçuz,a lagoa e a comunidade de mesmo nome. Iniciamos nossa caminhada após nos informarmos com um morador local de que caminhássemos na estrada de barro até passarmos por três subidas em seguida deveríamos deixar a pista principal e entrar numa estrada a esquerda, o que fizemos até chegarmos a um riacho de onde podemos ver as ruínas da casa de pedra no alto da colina.
Riacho próximo a casa forte de Pium, Nísia Floresta, RN.
Ruínas da casa forte construída pelos portugueses no século XVII, Nísia Floresta, Rio Grande do Norte.
 Após uma parada para descansar e ouvir os sons da natureza, vimos o senhor Antônio dono da propriedade onde estar a casa e pedimos autorização para entrarmos e fotografarmos a mesma, ele prontamente nos concedeu permissão.
Integrantes do GOP em visita as ruínas da "casa de pedra"de Pium, Nísia Floresta,RN.
Ruínas da "casa de pedra" em Pium construída pelos portugueses.
Ruínas da casa forte em Pium , Nísia Floresta, RN.
 A casa de pedra de pium ou casa forte como é denominada tecnicamente pelos historiadores é uma construção portuguesa, de alvenaria de pedra e cal, com um partido de planta retangular com 23m de comprimento e 11,69m de largura. apesar de encontrar-se em estado de ruínas, as paredes de alguns compartimentos apresentam uma altura de 3m e tem uma espessura de 70 cm.
parede com espessura de 70 cm da casa forte construída pelos portugueses no século XVII.
Ruínas da casa forte em Pium com paredes  de 3m de altura.
janela e seteira a esquerda da mesma nas ruínas da casa forte de Pium.
Acredita-se que teria sido construída com as pedras dos rios e cal feito de conchas  de moluscos, além do óleo de baleia para dar adesão à argamassa.  apresenta algumas peculiaridades,como a presença de seteiras, que são aquelas aberturas em muralhas por onde se atiram setas contra os sitiantes. essas se afunilam da face externa da parede até o interior, recurso bastante utilizado nas edificações antigas, principalmente na arquitetura militar.
Vista parcial lateral da casa forte de Pium,construção portuguesa
Segundo o historiador Roberto Airon Silva "as casas fortes surgiram no início do século XVII ou mesmo após a expulsão dos holandeses, e foram prioritárias principalmente em função das novas estratégias de ocupação e colonização do espaço colonial pós-restauração portuguesa exigindo a adequação de espaços de uso civil,mas com características de defesa militar, e também a sua importância no contexto dos combates contra o gentil bravo, a guerra dos bárbaros."
Após muitas fotografias,comentários e observações a respeito daquele patrimônio histórico nos despedimos do senhor Antônio e seguimos em direção a lagoa de alcaçuz. ao chegarmos as margens da lagoa na região conhecida como "ponta dos colonos ou área dos antigos colonos" percebemos que as terras foram quase todas vendidas e cercadas pelos novos donos, ficando o acesso a lagoa bem restrito. passamos pelo que parece ser o último local de acesso direto a lagoa e seguimos rumo a bom local para banho ao som da natureza.
Integrante do GOP banhando-se na lagoa de Alcaçus, Nísia Floresta,RN.
Vista do alto das dunas da Lagoa de Alcaçus, Nísia Floresta,RN.

 Depois de renovarmos nossa energias nas águas de alcaçus, lanchamos e continuamos nosso trekking em direção as dunas e lagoas temporárias de búzios. debaixo de um sol escaldante e contra fortes ventanias, podemos apreciar a fauna e a flora do ecossistema litorâneo, assim como as belíssimas lagoas temporárias da região.
Anum preto Crotophaga ani  Linnaeus, 1758.
Maçarico de coleira Charadrius collaris  Vieillot, 1818.

lagoa temporária em Búzios, Nísia Floresta, RN.

Após mais de uma hora caminhando deixamos as grandes dunas para trás e chegamos a praia de búzios que estava com maré alta, o que nos impediu de caminharmos beira mar, voltamos andando   pela rodovia até o rio pirangi onde "pegamos" transporte de volta para nossas casas. Até a próxima!!!!!!!!

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE: http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...