domingo, 10 de abril de 2011

29ª EXCURSÃO: PEDRO VELHO( ÁRVORE PAU GRANDE ,BALNEÁRIO PIQUIRI), RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 26 de abril de 2009 o grupo formado por Francisco,Valdileno,Júlio e Márcio viajou até o município de Pedro Velho com o objetivo de conhecer a imensa árvore pau grande e o balneário de piquiri.
Ao chegarmos aquela cidade,caminhamos para a comunidade de Cuitizeiras, local onde deu-se  início ao povoamento do atual município de Pedro Velho, onde se encontra a Sumaumeira(Seiba petandra), árvore de origem amazônica plantada por Francisco Barbosa de Oliveira,ex seringueiro que esteve na Amazônia durante o ciclo da borracha e voltou para sua terra natal trazendo na bagagem sementes da Sumaumeira.
durante esse percurso na área rural vimos muitas borboletas,garças,anuns,"cobra de cipó", saguis,uma perereca, entre tantos animais.

como representantes da flora local que vimos as margens da estrada de barro em direção a Cuitizeiras,podemos citar: Imburanas,Coité,Cajá,gramíneas,cactos etc.
Ao chegarmos até a Sumaumeira,ficamos impressionados com seu tamanho,espessura e suas raízes tabulares enormes(vê foto). enquanto estávamos ali fotografando e observando aquele enorme ser vivo, conhecemos o senhor Jaldemar Nunes,sargento aposentado da polícia militar, um protetor do patrimônio histórico de Pedro velho.
 ele nos convidou a visitar a uma casa ali próximo onde ele passa o dia, que funciona como um museu, em seu interior são encontrados uma grande variedade de peças,como: baú,máquinas de costura,máquinas de datilografia,lamparinas antigas etc.

após entrevistarmos o mesmo sobre a origem da árvore e sobre a história de Pedro Velho, visitamos as ruínas da igreja Santa Rita de Cássia,com mais de 100 anos, e ainda não foi tombada pelo governo do estado até onde sabemos.
dali continuamos nosso trekking margeando o rio Curimataú,passando em baixo da ponte e ferrovia até chegarmos ao famoso balneário de piquiri.

estava extremamente lotado,muitos ônibus e carros pequenos parados ali próximo, "paredões de som a todo vapor", devido a essas condições acabamos ficando pouco tempo ali. durante a caminhada de volta até o centro da cidade, choveu bastante. logo que chegamos ao centro, nosso transporte chegou e podemos voltarmos para nossas casas,mas certos de que voltaremos outras vezes aquela cidade tranqüila.

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE: http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...