sábado, 9 de abril de 2011

28ª EXCURSÃO: BAÍA FORMOSA: ACAMPAMENTO NA MATA ESTRELA,SAGI,RIO GUAJU, RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 22 de fevereiro de 2009 o grupo formado por Francisco,Filipe,Júlio e Valdileno viajou ao município de Baía Formosa,último município do litoral sul, com o objetivo de acampar na Mata Estrela e praticarmos trekking em suas trilhas e também ir até a praia de Sagi,mais especificamente no rio Guaju,que divide o território do estado do Rio Grande do Norte da Paraíba.
Ao chegarmos na  entrada da RPPN Mata Estrela,o maior resquício de Mata Atlântica do RN, conversamos com o vigia local e depois de contribuirmos com a taxa de preservação da mata, iniciamos nosso trekking de 8,5 Km´s até a lagoa de araraquara,mais conhecida como lagoa de coca cola.

ao chegarmos ao final da trilha da gameleira ,hora de escolher entre a trilha do pagão e pau brasil,ambas podem levar até a lagoa,mas é preferível a trilha do pagão. como a maioria do grupo não conhecia a trilha do pau brasil, convidei os colegas para irmos por ela, e eles aceitaram, caminhamos por ela até saírmos com vista a um canavial, seguimos beirando a mata, passando próximo a uma plantação de mangabeiras, e depois de muito tempo caminhando por um terreno de relevo acidentado, encontramos uma trilha a esquerda que entrava na mata novamente. era tudo que queríamos, paramos na sombra e lanchamos, e continuamos nossa caminhada agora pela trilha do pagão rumo a lagoa de águas escuras, onde vimos e ouvimos muitas aves,como gaviões, aranhas como caranguejeiras, insetos como o belíssimo besouro da foto, entre tantos animais que nossas câmeras não registraram. enquanto que a flora local também é riquíssima, como exemplos comuns no inteirior da mata podemos citar as gameleiras,pau brasil,pau ferro,sucupira,mescla,maçarandubas,pau mulato, orquídeas,como a baunilha,cipós como o da foto, entre tantas espécies vegetais.


ao chegarmos a lagoa, a hora de nos refrescarmos através de um gostoso e merecido banho. no final da tarde organizamos acampamento e planejamos nossa ida no dia seguinte a Sagi.
No outro dia de manhã cedo após o desjejum começamos o trekking de nível médio a difícil, rumo a Sagi, e depois de cerca de 3 horas caminhando chegamos ao rio que divide os estados do RN do Paraibano, conversamos com alguns nativos, atravessamos o rio, estando por alguns minutos no território paraibano, fizemos alguns registros fotográficos e depois de apreciamos a paisagem local e a comida também, seguimos de volta para a mata estrela,onde iríamos passar mais uma noite.



durante o percurso na orla vimos alguns peixes mortos,como um pequeno baiacu, mas o que nos chamou atenção foi esse da foto pelo tamanho. também vimos algumas plantas com flores bem vistosas como um tipo de açucena(vê foto), no ecossistema de restinga.

já no interior da mata, por volta de 13:30hs, extremamente cansados, mais um maravilhoso banho na lagoa de  coca cola, que parece ter o poder de "rejuvenescer" mesmo.
 a tarde montamos acampamento e aí começou a chover e só parou de madrugada, foi quase a noite toda chovendo, hora forte, hora garoando, o que nos manteve todo esse tempo no interior da barraca, foi uma noite difícil.
de manhã após a refeição limpamos a área de camping e lentamente caminhamos por uma trilha que saía por trás do acampamento, essa trilha entrou na mata e de repente desapareceu nos parecendo ser trilha de caçador, acabamos demorando 45 minutos "perdidos" para encontramos a saída na direção que queríamos ir. ao encontramos a trilha do pagão tivemos a sorte de vermos e ourvirmos os macacos guaribas.ao chegarmos na guarita principal  conseguimos transporte de volta para nossa terra,Parnamirim. até a próxima aventura!!!!
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:

http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Boa noite, quanto vocês estiveram por Sagi, vocês chegaram avistar alguma tribo indígena no local? Outra pergunta, em Sagi, dar pra acampar com tranquilidade e segurança? O que vocês acham?

    Aguardo retorno!

    Atenciosamente,
    Danielle Cristina

    ResponderExcluir