quinta-feira, 21 de abril de 2011

30ª EXCURSÃO: ACARI E PARELHAS; AÇUDES,SÍTIO ARQUEOLÓGICO ETC, RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 26 de junho de 2009 o grupo formado por Francisco,Valdileno,Filipe e Márcio viajou ao município de Acari,localizado na região do Seridó do Rio Grande do Norte, com objetivo de conhecer e registrar o açude gargalheiras,museu do sertanejo,sítio arqueológico do Arthur e a Serra do Bico de Arara. depois iríamos conhecer também o sítio arqueológico do Mirador,açude boqueirão e serra das queimadas no município de Parelhas.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GUIA-ACARI/RN
saímos as 15:40 de Parnamirim no ônibus  da empresa Jardinense e chegamos as 19:30hs em Acari. ao descermos do ônibus fomos pesquisar preços de pousadas e resolvemos ficar na pousada e churascaria O Panelão.depois de decidirmos onde íriamos dormir,fomos jantar numa lanchonete em frente ao clube de Acari, onde havia um grande fluxo de transeuntes no mesmo e na rua principal.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
De manhã fomos tomar café no mercado público e depois seguimos para o Museu do Sertanejo, conhecer e registrar as peças ali presentes. são muitas as peças que divulgam a história das duas antigas principais fontes econômicas do município: a criação de gado e o cultivo do algodão.
MUSEU DO SERTANEJO OU MUSEU DE ACARI

OBJETOS EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU

GOP NO INTERIOR DO MUSEU

EXPOSIÇÃO DE OBJETOS NO MUSEU DO SERTANEJO

OBJETOS DO MUSEU DO SERTANEJO

OBJETOS DO MUSEU DE ACARI

OBJETOS DO MUSEU DE ACARI
de lá seguimos em busca do sítio arqueológico do arthur,mas não encontramos devido a vegetação fechada e a ausência de um guia. resolvemos seguir nosso trekking para o açude gargalheiras, uma visão paradisíaca nessa época, com uma vegetação verde contrastando com  a coloração das formações rochosas e águas escuras.
GOP CAMINHANDO RUMO AO "AÇUDE GARGALHEIRAS"
GOP NO CURSO DO RIO ACAUÃ
"AÇUDE GARGALHEIRAS"
"SANGRIA DO AÇUDE GARGALHEIRAS"
voltamos para a cidade para almoçar por volta de 15:00hs e após descansarmos, Márcio resolveu vir embora. eu,Filipe e Valdileno continuamos nossa jornada, agora rumo a Parelhas. logo que chegamos a cidade de Parelhas, fomos para a pousada Brasil,onde fomos bem recebidos. saímos à noite para lancharmos nas proximidades da praça,que estava lotada,mas não ficamos muito tempo devido as chuvas fortes.
depois uma noite de sono tranquilo,nada melhor do que um café da manhã delicioso servido pela Pousada Brasil. em seguida nos despedimos e caminhamos em direção ao açude Boqueirão e o Sítio Arqueológico Mirador.
GOP CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO AÇUDE BOQUEIRÃO E SÍTIO ARQUEOLÓGICO  MIRADOR,PARELHAS-RN
no caminho muitas aves como Casaca de couro, rolinhas, galos de campina, Beija flores, Concriz entre tantas. vimos também uma belíssima Iguana iguana,conhecida popularmente como "Camaleão",era um enorme lagarto camuflado em meio a vegetação na beira da pista.

IGUANA(Iguana iguana) FOTOGRAFADA À DISTÂNCIA
ao chegarmos até as margens do "sangradouro" do açude do boqueirão o tempo ficou nublado com grandes nuvens escuras,após tirarmos algumas fotos seguimos rumo ao sítio mirador que fica distante cerca de 4 quilômetros da cidade e a cerca de 1.500m do Rio Seridó.
VISTA PARCIAL DO AÇUDE BOQUEIRÃO,PARELHAS/RN

VISTA À DISTÂNCIA DO PAREDÃO DO AÇUDE BOQUEIRÃO,PARELHAS/RN
FORMAÇÕES ROCHOSAS ONDE ESTAR O SÍTIO MIRADOR,PARELHAS/RN
as suas pinturas rupestres são datadas de aproximadamente 9400 anos antes do presente, sendo enquadradas na tradição arqueológica Nordeste e na sub-tradição ou estilo Seridó.
PINTURAS RUPESTRES DATADAS DE APROXIMADAMENTE 9.4000 ANOS
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO NORDESTE
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO NORDESTE
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO NORDESTE
REPRESENTAÇÕES DE ANIMAIS DO PLEISTOCENO!?
PINTURAS RUPESTRES DA TRADIÇÃO NORDESTE,SUB-TRADIÇÃO SERIDÓ
O sítio Mirador é caracterizado como abrigo sob rocha, com pinturas e enterramentos. entre suas pinturas, se  destacam  o elevado número de grafismos.Uma das evidências que mostram a utilização do sítio como cemitério foram algumas sondagens realizadas na década de 1980, onde foram encontrados restos de enterramentos infantis parcialmente queimados, restos de mobiliário fúnebre composto de contas de colar de osso e de conchas marinhas, também algumas lascas de quartzo e de sílex (MARTINS, 1999, p. 94).
depois de uma trilha de nível elevado de dificuldade podemos observar as pinturas rupestres daquele sítio que estão bastante deterioradas comparadas com outras que vimos em outros sítios na região do Seridó. após descansarmos voltamos para a cidade, de onde conseguimos transporte para Acari e dali  voltamos para Parnamirim, a cidade que mais cresce no Rio Grande  do Norte.

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de abril de 2011

29ª EXCURSÃO: PEDRO VELHO( ÁRVORE PAU GRANDE ,BALNEÁRIO PIQUIRI), RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 26 de abril de 2009 o grupo formado por Francisco,Valdileno,Júlio e Márcio viajou até o município de Pedro Velho com o objetivo de conhecer a imensa árvore pau grande e o balneário de piquiri.
Ao chegarmos aquela cidade,caminhamos para a comunidade de Cuitizeiras, local onde deu-se  início ao povoamento do atual município de Pedro Velho, onde se encontra a Sumaumeira(Seiba petandra), árvore de origem amazônica plantada por Francisco Barbosa de Oliveira,ex seringueiro que esteve na Amazônia durante o ciclo da borracha e voltou para sua terra natal trazendo na bagagem sementes da Sumaumeira.
durante esse percurso na área rural vimos muitas borboletas,garças,anuns,"cobra de cipó", saguis,uma perereca, entre tantos animais.


como representantes da flora local que vimos as margens da estrada de barro em direção a Cuitizeiras,podemos citar: Imburanas,Coité,Cajá,gramíneas,cactos etc.
Ao chegarmos até a Sumaumeira,ficamos impressionados com seu tamanho,espessura e suas raízes tabulares enormes(vê foto). enquanto estávamos ali fotografando e observando aquele enorme ser vivo, conhecemos o senhor Jaldemar Nunes,sargento aposentado da polícia militar, um protetor do patrimônio histórico de Pedro velho.
 ele nos convidou a visitar a uma casa ali próximo onde ele passa o dia, que funciona como um museu, em seu interior são encontrados uma grande variedade de peças,como: baú,máquinas de costura,máquinas de datilografia,lamparinas antigas etc.


após entrevistarmos o mesmo sobre a origem da árvore e sobre a história de Pedro Velho, visitamos as ruínas da igreja Santa Rita de Cássia,com mais de 100 anos, e ainda não foi tombada pelo governo do estado até onde sabemos.
dali continuamos nosso trekking margeando o rio Curimataú,passando em baixo da ponte e ferrovia até chegarmos ao famoso balneário de piquiri.

 estava extremamente lotado,muitos ônibus e carros pequenos parados ali próximo, "paredões de som a todo vapor", devido a essas condições acabamos ficando pouco tempo ali. durante a caminhada de volta até o centro da cidade, choveu bastante. logo que chegamos ao centro, nosso transporte chegou e podemos voltarmos para nossas casas,mas certos de que voltaremos outras vezes aquela cidade tranqüila.

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE: http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de abril de 2011

28ª EXCURSÃO: BAÍA FORMOSA: ACAMPAMENTO NA MATA ESTRELA,SAGI,RIO GUAJU, RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 22 de fevereiro de 2009 o grupo formado por Francisco,Filipe,Júlio e Valdileno viajou ao município de Baía Formosa,último município do litoral sul, com o objetivo de acampar na Mata Estrela e praticarmos trekking em suas trilhas e também ir até a praia de Sagi,mais especificamente no rio Guaju,que divide o território do estado do Rio Grande do Norte da Paraíba.
Ao chegarmos na  entrada da RPPN Mata Estrela,o maior resquício de Mata Atlântica do RN, conversamos com o vigia local e depois de contribuirmos com a taxa de preservação da mata, iniciamos nosso trekking de 8,5 Km´s até a lagoa de araraquara,mais conhecida como lagoa de coca cola.

ao chegarmos ao final da trilha da gameleira ,hora de escolher entre a trilha do pagão e pau brasil,ambas podem levar até a lagoa,mas é preferível a trilha do pagão. como a maioria do grupo não conhecia a trilha do pau brasil, convidei os colegas para irmos por ela, e eles aceitaram, caminhamos por ela até saírmos com vista a um canavial, seguimos beirando a mata, passando próximo a uma plantação de mangabeiras, e depois de muito tempo caminhando por um terreno de relevo acidentado, encontramos uma trilha a esquerda que entrava na mata novamente. era tudo que queríamos, paramos na sombra e lanchamos, e continuamos nossa caminhada agora pela trilha do pagão rumo a lagoa de águas escuras, onde vimos e ouvimos muitas aves,como gaviões, aranhas como caranguejeiras, insetos como o belíssimo besouro da foto, entre tantos animais que nossas câmeras não registraram. enquanto que a flora local também é riquíssima, como exemplos comuns no inteirior da mata podemos citar as gameleiras,pau brasil,pau ferro,sucupira,mescla,maçarandubas,pau mulato, orquídeas,como a baunilha,cipós como o da foto, entre tantas espécies vegetais.


ao chegarmos a lagoa, a hora de nos refrescarmos através de um gostoso e merecido banho. no final da tarde organizamos acampamento e planejamos nossa ida no dia seguinte a Sagi.
No outro dia de manhã cedo após o desjejum começamos o trekking de nível médio a difícil, rumo a Sagi, e depois de cerca de 3 horas caminhando chegamos ao rio que divide os estados do RN do Paraibano, conversamos com alguns nativos, atravessamos o rio, estando por alguns minutos no território paraibano, fizemos alguns registros fotográficos e depois de apreciamos a paisagem local e a comida também, seguimos de volta para a mata estrela,onde iríamos passar mais uma noite.



durante o percurso na orla vimos alguns peixes mortos,como um pequeno baiacu, mas o que nos chamou atenção foi esse da foto pelo tamanho. também vimos algumas plantas com flores bem vistosas como um tipo de açucena(vê foto), no ecossistema de restinga.

já no interior da mata, por volta de 13:30hs, extremamente cansados, mais um maravilhoso banho na lagoa de  coca cola, que parece ter o poder de "rejuvenescer" mesmo.
 a tarde montamos acampamento e aí começou a chover e só parou de madrugada, foi quase a noite toda chovendo, hora forte, hora garoando, o que nos manteve todo esse tempo no interior da barraca, foi uma noite difícil.
de manhã após a refeição limpamos a área de camping e lentamente caminhamos por uma trilha que saía por trás do acampamento, essa trilha entrou na mata e de repente desapareceu nos parecendo ser trilha de caçador, acabamos demorando 45 minutos "perdidos" para encontramos a saída na direção que queríamos ir. ao encontramos a trilha do pagão tivemos a sorte de vermos e ourvirmos os macacos guaribas.ao chegarmos na guarita principal  conseguimos transporte de volta para nossa terra,Parnamirim. até a próxima aventura!!!!
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:

http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...