terça-feira, 5 de julho de 2011

33ª EXCURSÃO: CERRO CORÁ:SÍTIO ARQUEOLÓGICO,CASAS DE PEDRAS E ETC. RIO GRANDE DO NORTE.

Nos dias  29 e 30 de maio de 2010 estivemos visitando a cidade de Cerro Corá,distante 180 km´s de Natal durante o período do festival de inverno com objetivo principal de conhecer suas belezas naturais, com destaque para os sítios arqueológicos e casas de pedras. Inicialmente o grupo formado por mim,Felipe e Júlio foi convidado pelo nosso amigo ciclista Luiz Mossoró para viajarmos juntos com o grupo de ciclistas "Trilha Bike" organizado por Edivan que iria pedalar nas trilhas da zona rural de Cerro Corá.
GOP COM CICLISTA DÉLIO ANTES DE SAIRMOS PARA CERRO
GOP NO INTERIOR DO ÔNIBUS PRONTO PRA SAIR
DURANTE A VIAGEM FORAM MUITAS FOTOS
Confirmamos nossa presença e no dia 29 de maio saímos por volta das 17:00h de ônibus junto com o pessoal da "Trilha Bike" e convidados rumo a cidade que no inicio do povoamento era conhecida como Barro Vermelho, depois como povoado de Caraúbas e atualmente Cerro Corá. chegamos por volta de 20:20h e fomos para uma "escola" onde ficamos alojados, mas antes fomos até o centro para lanchar e prestigiar o festival de inverno, evento que já faz parte do calendário oficial das festividades da cidade e que a cada ano vem crescendo com muito sucesso. 
GOP ESPERANDO O LANCHE
depois de uma noite mau dormida, de manhã cedo era hora das aventuras, e de moto táxi fomos até a serra da rajada(distante cerce de 20km´s da cidade e para a casa de pedra(convento).
GOP PRÓXIMO A CASA DE PEDRA DO CONVENTO
GOP E GUIAS NA ÁREA DA CASA DE PEDRA DO CONVENTO
CASA DE PEDRA DO CONVENTO
em seguida seguimos ainda de moto para a serra verde visitar a cidade de pedras,tanques naturais e sítio arqueológico com belíssimas pinturas rupestres datadas de aproximadamente 9.400 anos, sendo consideradas da tradição nordeste e  ainda não são protegidas como patrimônio cultural.
TANQUE NATURAL
CASA DE PEDRA
PINTURAS RUPESTRES FEITAS POR ÍNDIOS A CERCA DE  9.000 ANOS
GOP NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO
PINTURA RUPESTRE: ANIMAL DA MEGAFAUNA
PINTURA RUPESTRE : ANIMAL DA MEGAFAUNA

PINTURA RUPESTRE DA TRADIÇÃO NORDESTE
PINTURA R. NÃO IDENTIFICADA
PINTURAS RUPESTRES NÃO IDENTIFICADA

após observarmos bastante e fotografarmos infelizmente era hora de voltarmos já que agora iriamos voltar caminhando até a cidade, onde nos juntaríamos aos ciclistas do festival de inverno para almoçarmos. durante o percurso ainda foi possível cavalgar um pouco, uma experiência nova pra mim. mais na frente visitamos outra casa de pedra, aliás pedra é o que não falta nessa região, o que nos fez lembrar um trecho de uma poesia do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra
." 

durante o trekking em Cerro não havia uma em nosso caminho,e sim milhares...
VISTA DA CIDADE DE PEDRAS
MANDACARU(Cereus jamacarus)
em uma de nossas andanças em meio a vegetação espinhosa típica do bioma de caatinga, foi possível fotografar esse lagarto, conhecido popularmente como calango cego, o que me deixou muito feliz como estudante de biologia.                                                                           VEJA O VÍDEO:http://youtu.be/fDrGxmgp_44
estava bastante quente, a água já havia acabado e estávamos bem cansados devido a baixa umidade do ar e a temperatura altíssima, ainda bem que tinham casas no percurso onde nos hidratamos e abastecemos nossas garrafas. pelo fato de estarmos acostumados a caminhar 15,20 km´s no litoral, tivemos dificuldade durante as trilhas de Cerro Corá, pois as condições climáticas ali são outras, e exige muito de um trekkeiro litorâneo. mas nosso amigo Felipe manteve o pique normal do grupo no litoral, e quando  eu e Júlio percebemos que estávamos ficando para trás aceleramos o ritmo, o que permitiu chegar a tempo de almoçar com os ciclistas, já que faltando apenas 3 km´s do total de aproximadamente 20 km´s motos táxi vieram nos pegar a mandado de Luiz Mosssoró que aguardava nossa presença no almoço. durante o almoço, conhecemos o popular escritor e cordelista mossoroense  Antônio Francisco, que ocupa a cadeira número 15, antes ocupada por Patativa do Assaré, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).
CICLISTA LUIS(GOP),POETA ANTÔNIO FRANCISCO E FRANCISCO(GOP).
 aproveitamos a ocasião para conhecermos um pouco de sua obra que é de ótima qualidade, a propósito transcrevo alguns trechos de uma  de suas poesias:

OS ANIMAIS TÊM RAZÃO
1
Quem já passou no sertão
E viu o solo rachado,
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado
Pra ficar olhando o verde
Do juazeiro copado.
2
E sair dali pensando:
Como pode a natureza
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa
Com tanta adversidade
Criar tamanha beleza.
3
O juazeiro, seu moço,
É pra nós a resistência,
A força, a garra e a saga,
O grito de independência
Do sertanejo que luta
Na frente da emergência.(...)


Depois de almoçarmos caminhamos de volta para a ''escola" e no percurso fotografamos o belo açude da cidade,denominado açude Eloy de Souza..
VISTA PARCIAL DO AÇUDE ELOY DE SOUZA
no colégio  nos banhamos e após reunida a turma alegre e amigável era hora de voltarmos para Parnamirim, terra dos aventureiros dessa viagem!!!  já estamos com saudade da terra boa e do povo hospitaleiro de Cerro corá!!!
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário