segunda-feira, 18 de julho de 2011

34ª EXCURSÃO: VIAJAMOS À APODI,PORTALEGRE,MARTINS E PATU,RIO GRANDE DO NORTE.

O Grupo formado por mim,Júlio,Luís e Valdileno viajou no dia 14 de novembro de 2010 com o objetivo de conhecer alguns pontos turísticos das cidades de Apodi,Portalegre,Martins e Patu. as 4:20h da madrugada desse dia viajamos de carro até o primeiro município do nosso roteiro turístico, Apodi, distante 328 quilômetros de distância da capital, que conta com uma área de 1.603 quilômetros quadrados e uma população atual de 34.777 habitantes. ao deixarmos a BR 101 seguimos pela BR 304,nesse momento  "o sol já começava a nascer", e as 9:00 chegamos em Apodi. nos informamos com moradores dali como chegar até o o Sítio Arqueológico de Lajedo de Soledade, que tem uma extensão aproximada de 1 quilômetro quadrado.
GRUPO ONÇA PINTADA NA ENTRADA DO SÍTIO
ao chegarmos ao lajedo fomos bem recebidos pelo guia César e em seguida fomos conhecer a arte rupestre,ravinas e algumas cavernas do "parque".

GOP CONHECENDO O PARQUE COM O GUIA CÉSAR
diante das pinturas rupestres e dos fósseis viajamos para o passado,ora de 3 a 5.000 anos,em alguns instantes a cerca de 10.000 anos e de repente a milhões de anos quando tudo ali era coberto por águas do mar. é possível chegar a essas conclusões graças a pesquisas que comprovam que a milhões de anos toda aquela região era o fundo do mar, baseado nas descobertas de fósseis de peixes e moluscos marinhos,entre outros achados.
FÓSSIL DE MOLUSCO
Enquanto que olhando com cuidado é possível vermos um osso fossilizado que os estudos apontam que sejam de algum mamífero da mega fauna do período geológico pleistoceno.
OSSO FOSSILIZADO
 como também observando atentamente as pinturas rupestres somo capaz de identificar alguns animais desenhados por nômades  que passaram por aquela região entre 2.000 e 5.000 anos antes do presente,sendo classificadas como pinturas da tradição agreste.
PINTURA RUPESTRE(LAGARTO) DATADAS DE APROX. 4.000 ANOS.
PINTURAS RUPESTRES, A ARARA,CENTOPÉIA E A ARARA MENOR .
PINTURA R. IDENTIFICADA COMO PAPAGAIO
PINTURA R. IDENTIFICADA COMO UMA GARÇA
PINTURA R. NÃO IDENTIFICADA. SERIA UMA FORMA DE CONTAGEM?
PINTURA R. CARIMBOS DE MÃOS,UMA FORMA DE REGISTRAR A PASSAGEM DO GRUPO
PINTURA R. NO CANTO DIREITO EM CIMA, O SOL
PEDRA ONDE OS NÔMADES AMOLAVAM SUAS FERRAMENTAS
 em nossa "trilha interpretativa" em meios as ravinas do lajedo também foi possível conhecer algumas cavernas como a do peninha,uma das poucas que os visitantes podem "explorar".
INTEGRANTE DO GOP ENTRE AS RAVINAS DO PARQUE
a temperatura e a sensação térmica estavam terríveis durante a trilha,mas ao entrarmos nas cavernas ficamos aliviados com a temperatura ambiental muito mais agradável. infelizmente era hora de sairmos dali.
INTEGRANTE DO GOP NO INTERIOR DA CAVERNA DO PENINHA
  Seguimos para o museu do lajedo de soledade, que conta um pouco da história da fundação do parque, a história geológica da área,histórias das tribos índiginas que passaram por ali, como também expõem alguns artefatos encontrados no lajedo como doados de outras cidades ricas em cavernas como Felipe Guerra.
GRUPO ONÇA PINTADA VISITANDO O MUSEU DO LAJEDO

ARTEFATOS PRÉ-HISTÓRICOS...
Depois da visita ao lajedo era hora de seguirmos para Portalegre,um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Norte, instalado em 1761. Portalegre está localizado no Alto Oeste Potiguar,a 366 km´s de distância da capital,numa altitude de 642 metros acima do nível do mar, onde residem atualmente 7.320 habitantes.
GOP INDO PRA CACHOEIRA DO PINGA
já na subida da serra de Portalegre nossa primeira parada,pois tínhamos de conhecer e nos banhar na cachoeira do pinga, uma cachoeira muito bonita que estar localizada numa área publica ,com uma mata de vegetação predominantemente arbustiva-arbórea.
CACHOEIRA DO PINGA
CACHOEIRA DO PINGA,ÁREA PUBLICA
após um banho revigorante na água fria da cachoeira,subimos a serra para almoçarmos na cidade de Portalegre. posteriormente fomos ao mirante boa vista onde podemos ter uma visão privilegiada do resquício de vegetação e da pista da serra. 
GOP NO MIRANTE BOA VISTA
PAISAGEM VISTA A PARTIR DO MIRANTE BOA VISTA
 já eram cerca de 14:30h quando partimos para Martins,município que estar a 703 metros acima do nível do mar e que conta atualmente com uma população de 8.218 habitantes. tivemos bastante cuidado na subida da serra de Martins que é muito mais perigosa do que a de Portalegre.
SERROTE NA ENTRADA DE MARTINS 
PEDRA RAJADA/MARTINS
  Fomos direto procurar o museu de arqueologia da cidade,mas infelizmente estava fechado, então como já estava ficando tarde e estávamos um pouco cansados resolvemos escolher uma pousada para relaxarmos um pouco, e decidimos ficar na pousada boa vista. à noite saímos até o centro onde estavam tendo o projeto "cinema na praça" e jantamos por lá mesmo, em seguida voltamos para dormir na pousada pois o dia seguinte seria bem mais cansativo. de manhã cedo descemos a serra caminhando para conhecermos e registrarmo melhor a paisagem local.
GOP SUBINDO A SERRA DE MARTINS CAMINHANDO
de volta a pousada "tomamos café" e seguimos para a trilha ingrime que dar acesso a casa de pedra. um trekking de nível médio com  terreno um pouco pedregoso,percurso com muitas  curvas,vegetação de porte predominantemente arbustivo-arbóreo nas margens da trilha.
GOP NO INÍCIO DA TRILHA INDO PRA CASA DE PEDRA
GOP INDO PRA SEGUNDA MAIOR CAVERNA EM MÁRMORE DO BRASIL
 Ao chegarmos a casa de pedra, acompanhamos outros grupos de turistas que estavam ali com um guia do local, ele nos acompanhou pelo salão principal,onde podemos observar vários espeleotemas como uma enorme estalagmite ainda no salão principal,estalactites,colunas etc.
ESTALAGMITE NO SALÃO PRINCIPAL
GOP DE LADO DA ESTALAGMITE
ENTRADA DA CASA DE PEDRA,UMA CAVERNA DE MARTINS
GOP DEPOIS DA TRILHA PRONTO PRA CONHECER A CAVERNA
GOP EXPLORANDO A CAVERNA COM GUIA
  ao deixarmos a segunda maior caverna do Brasil em mármore, caminhamos cansados pela mesma trilha por onde viemos de "baixo de um sol castigante" até chegarmos ao alto da serra onde estava o carro. Já no veículo resolvemos ir almoçar em Patu,terra do mais famoso cangaceiro do estado,Jesuíno Brilhante, que era adorado pelas pessoas mais humildes do sertão que o consideravam uma espécie de Hobin Hood nordestino.
a cidade de Patu estar localizada na região do Médio Oeste do estado,numa altitude de 248 metros, onde residem atualmente 11.964 habitantes.
SERRA DO LIMA FOTOGRAFADA DE DENTRO DO CARRO
Antes de almoçarmos resolvemos subir a serra do lima e conhecer o santuário do lima, local que atrai milhares de romeiros todos os anos.
PORTAL DE ENTRADA PARA O SANTUÁRIO DO LIMA
GOP CONHECENDO A ÁREA DO SANTUÁRIO DO LIMA
SANTUÁRIO DO LIMA
Caminhamos até o açude local que estava com pouca água. Depois de relaxarmos naquele ambiente extremamente adequado para isso,descemos a serra para almoçarmos na cidade. Após o almoço,colocamos carro na pista de volta para o litoral, cada um para suas casas felizes por termos conhecido um pouquinho a mais das belezas do nosso estado, mas já com saudades dos bons momentos vívidos e do que vimos ao longo dessa viagem. até a próxima!!!!!

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário