terça-feira, 2 de agosto de 2011

36ª EXCURSÃO: VIAJAMOS A SANTANA DO MATOS,FLORÂNIA E CAICÓ,RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 30 de julho o grupo formado por Francisco,Luís Mossoró,Tendson e Júlio viajou aos municípios de Santana do Matos,Florânia e Caicó no Rio Grande do Norte, com os objetivos de conhecer um sítio arqueológico em Santana do Matos, praticar trekking na trilha do caboclo,visitar a árvore Pau oco, ir ao mirante do cajueiro,conhecer a cachoeira do caboclo e os tanques, visitar o mirante do santuário das graças em Florânia, praticar o turismo rural visitando a gruta da caridade,a igreja de Santana e o açude itans em Caicó.
Saímos as 4:15 da manhã de Parnamirim em direção ao município de Santana do Matos,município da região central do estado,a 191 quilômetros de distância da capital do RN. assim que entramos no território de Santana nos informamos onde mora o pesquisador de arqueologia Gilson, um homem extremamente dedicado à pesquisa, proteção e divulgação dos sítios arqueológicos da região central do nosso estado.encontrarmos com ele que ia com a família fazer as compras na feira de Santana do Matos, mas o mesmo nos deu prioridade e foi conosco até o sítio arqueológico de São Vicente com mais de 150 grafismos puros segundo o pesquisador Gilson.
NOSSO CARRO ATOLOU NA IDA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO VICENTE
O sítio arqueológico de São Vicente estar inserido na propriedade dos filhos do senhor Joel Assunção.
CASARÃO CONSTRUÍDO POR JOEL ASSUNÇÃO
Lá podemos ver os vários painéis de arte rupestre datada de aproximadamente 3.000 a 5.000 anos antes do presente, feitas por povos primitivos que viviam ou passavam por aquela região.
GOP COM O PESQUISADOR GILSON NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO VICENTE ,EM SANTANA DO MATOS/RN

PAINÉIS DE PINTURAS RUPESTRES,SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO VICENTE,SANTANA DO MATOS/RN


PINTURA R. DA TRADIÇÃO AGRESTRE
PINTURA R. DATADA DE PELO MENOS 3.000 A 5.000 ANTES DO PRESENTE


PINTURA R. FEITAS PELO HOMEM PRIMITIVO DO RN

ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO AGRESTRE

ARTE RUPESTRE/SÍTIO SÃO VICENTE

ARTE RUPESTRE EM SANTANA DO MATOS/RN

ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO AGRESTE NA REGIÃO CENTRAL DO RN
PINTURAS RUPESTRES,SÍTIO SÃO VICENTE

PINTURAS RUPESTRES,EM DESTAQUE DE COR PRETA

Ao sairmos do sítio fomos para zona urbana de Santana do Matos, onde podemos fotografar a igreja matriz da cidade, e o marco central do estado do RN que se localiza na frente da igreja.
IGREJA MATRIZ DE SANTANA DO MATOS/RN
MARCO DE REGISTRO DO PONTO CENTRAL DO RN NA FRENTE DA IGREJA
Nos despedimos do guia e pesquisador Gilson,agradecidos pela sua intensa atenção para conosco e seguimos em direção ao município de Florânia, cidade da região do Seridó do estado, distante 216 quilômetros da capital do RN, na altitude de 315 metros acima do nível do mar.
Nossa primeira parada no território de Florânia foi na árvore Tamboril(Enterolobium contortisiliquum),também conhecida por Pau oco,  é um vegetal centenário de tamanho gigantesco.
PAU OCO OU TAMBORIL,FLORÂNIA/RN
GOP VISITANDO A ÁRVORE PAU OCO,FLORÂNIA/RN
Mais adiante tivemos uma visão deslumbrante a partir do mirante do cajueiro,localizado na serra de mesmo nome.
VISTA A PARTIR DO MIRANTE DO CAJUEIRO,FLORÂNIA/RN

GOP NO MIRANTE DO CAJUEIRO,FLORÂNIA/RN
Depois partimos rumo a zona urbana de Florânia,onde fomos bem recebidos pelo Guia Andriê e família. chegamos fora do horário combinado devido a uns contratempos,mas mesmo assim fomos pra trilha do caboclo.
CRUZ DO CABOCLO,FLORÂNIA/RN
Ao deixarmos a zona urbana o pai de Andriê,um irmão e um cunhado juntou-se ao grupo e seguimos trilha a dentro em declive cada vez mais, com muitas pedras de variados tamanhos,riachos secos,vegetação típica do bioma das Caatingas, onde podemos identificar algumas espécies que conhecemos como marmeleiro,jurema,juazeiro,emburana,mandacaru,coroa de frade,xique xique,facheiro,urtiga,avelós entre tantas espécies vegetais. quanto a fauna,destacamos a avifauna,como gaviões de várias espécies como Ripino, Caramujeiro,Carcará, quero quero,rolinha branca,rolinha vermelha,golinha,galo de campina,papa sebo, casaca de couro, garças,periquitos tapa cu ou tuim, periquito rico,patos selvagens,jaçanas,martins pescadores e outras aves que não conhecemos.
AVES PERNALTAS,FLORÂNIA/RN
 Infelizmente a cultura da caça como uma espécie de "esporte" ainda estar bastante enraizada. depois de aproximadamente uma hora de caminhada chegamos a cachoeira do caboclo e aos tanques, uma ambiente belíssimo.
ÁREA DOS TANQUES,PRÓXIMO A CACHOEIRA DO CABOCLO,FLORÂNIA/RN
O GUIA ANDRIÊ,SEU IRMÃO,EU E LUÍS EM VISITA A CACHOEIRA DO CABOCLO,FLORÂNIA/RN

CACHOEIRA DO CABOCLO,FLORÂNIA/RN


CACHOEIRA DO CABOCLO COM POUCA ÁGUA,FLORÂNIA/RN


LUÍS E TENDSON(GOP) NA CACHOEIRA DO CABOCLO,FLORÂNIA/RN
 Ficamos fascinados com os encantos da natureza daquele ecossistema. após explorarmos um pouco a área, banharmo-nos,descansarmos e fotografarmos bastante, começamos a caminhar de voltar usando lanternas pois a noite havia chegado. de volta a casa de Andriê nos banhamos e fomos a uma padaria onde jantamos e em seguida subimos o monte em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, onde iríamos dormir com permissão do padre. lá fomos bem recepcionados pelo "Seu Chico" que conversou bastante conosco sobre a construção do santuário, as visitas que ocorrem durante o ano, histórias de Florânia entre outros assuntos.
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS,FLORÂNIA/RN
PAISAGEM VISTA A PARTIR DO SANTUÁRIO DAS GRAÇAS,FLORÂNIA/RN

PAISAGEM VISTA A PARTIR DO SANTUÁRIO DAS GRAÇAS,FLORÂNIA/RN
CIDADE DE FLORÂNIA/RN VISTA A PARTIR DO SANTUÁRIO DAS GRAÇAS
No dia seguinte levantamos as 5:00h da manhã e após apreciarmos a paisagem da região nos preparamos para irmos para a gruta da caridade em Caicó. partimos de Caminhoneta rumo a gruta da caridade, foi uma aventura fantástica. em cima da caminhoneta, passando por estradas de terra, com muitas pedras, buracos, riachos e vegetação espinhenta, em alguns momentos invadindo a pista o que tornou a aventura mais emocionante, pois fazíamos várias coisas ao mesmo tempo, como conversar, apreciar a paisagem serrana,fauna, açudes,riachos e a vegetação, e principalmente ter atenção para com as plantas que estão avançando em direção a pista o que fazia com que  nos abaixássemos muitas vezes durante o percurso,para não sermos atingidos pelas plantas espinhentas.
NOSSO GUIA,FAMÍLIA E A CAMINHONETA QUE USAMOS PRA IRMOS A GRUTA DA CARIDADE EM CAICÓ.
Como Andriê e seu pai conhece praticamente toda região serrana em Florânia e nas proximidades desta, ele foi por um atalho e após passarmos por 3 porteiras chegamos próximo a caverna, onde deixamos o carro e começamos a caminhar em direção a gruta da caridade, um trekking de aproximadamente 300 metros com alto nível de dificuldade.
GOP,O GUIA ANDRIÊ E FAMÍLIA NA ENTRADA DA GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO ITAQUATIARA,SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO ITAQUATIARA,GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN

ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO ITAQUATIARA,GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO ITAQUATIARA,GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
ARTE RUPESTRE DA TRADIÇÃO ITAQUATIARA,GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
Na entrada da gruta da caridade existem muitos registros rupestres da tradição itaquatiara, representadas por muitos grafismos de formas geométricas variadas.após fotografarmos as inscrições rupestres adentramos na caverna, que tem no início o salão principal  também conhecido como a salão dos sapos, mais adiante passamos por uma cavidade estreita e podemos conhecer outros salões com morcegos albinos, e muitas estalactites em formação. mas ao chegarmos mais adiante havia muita água, como não estávamos munidos de todos os equipamentos necessários resolvemos voltar. infelizmente esse ecossistema fantástico estar ameaçado de desaparecer pois existem mineradoras na região que a tempo vem estudando o potencial mineralógico dessa área para exploração dos minérios que ali ocorrem em abundância, e consequentemente todo o valor histórico,cultural, geológico e biológico desaparecerá para sempre. nossas autoridades ambientais e políticas precisam defender esse ambiente pouco pesquisado e estudado, a fim de proteger o mesmo a benefício dos seres vivos que dependem dele diretamente para viverem e do meio ambiente, como também para ser explorado sustentavelmente por pessoas daquela região, como por exemplo turisticamente,já que o potencial da região é imenso.
GRUPO ONÇA PINTADA NO SALÃO PRINCIPAL DA GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
SALÃO PRINCIPAL DA GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN
ESTALACTITES,GRUTA DA CARIDADE,CAICÓ/RN

 Ao voltarmos da gruta, nos despedimos de Andriê e família agradecidos pela enorme atenção que nos concederam, e  no centro da cidade fotografamos algumas construções , como a igreja matriz de são sebastião, e outras construções humanas de bela arquitetura.

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO,FLORÂNIA/RN
RUA COM CASAS DE BONITA ARQUITETURA,FLORÂNIA/RN
 Em seguida partimos para a cidade de Caicó,localizado na região do Seridó,distante 256 quilômetros de distância da capital, durante a viagem passamos pelos municípios de Tenente Laurentino e Jucurutu. já em Caicó, fomos almoçar no restaurante Ponto Certo, e podemos realmente comprovar o quanto a culinária de Caicó é boa. depois do almoço percorremos algumas ruas da cidade, fotografando algumas construções antigas, mas destacamos principalmente a igreja  de santana e a primeira casa de caicó.
IGREJA DE SANTANA,CAICÓ/RN

PRIMEIRA CASA DA CIDADE DE CAICÓ/RN
Não deixamos também de registrar o poço de santana,  e visitar o açude itans que tem capacidade para 81.750.000,00 metros cúbicos de água.
POÇO DE SANTANA,CAICÓ/RN
AÇUDE ITANS,CAICÓ/RN
Ao sairmos do açude  infelizmente era hora de "pegarmos estrada" de volta pra cidade trampolim da vitória,Parnamirim. Até a próxima!!!
QUER CONHECER FLORÂNIA? ENTRE EM CONTATO COM O GUIA ANDRIÊ,TEL:(084)96293711.
QUER CONHECER OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE SANTANA DO MATOS E DA REGIÃO CENTRAL DO RN? ENTRE EM CONTATO COM O GUIA GILSON,TEL:(084)94283930 OU 99162493.

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário