quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

17ª EXCURSÃO: SÍTIO NOVO;VISITA AO CASTELO DE ZÉ DO MONTE;PEDRA OLHO DÁGUA DOS BORGES, RIO GRANDE DO NORTE.

Nessa excursão o GOP estava representado por Francisco,Valdileno e Marcos. No dia 23 de junho de 2007 saímos de carro de Parnamirim até até o município de Tangará, onde conseguimos carona num "pau de arara" até a cidade de Sítio Novo, distante cerca de 118 Km´s de Natal. localizado na região agreste do estado,Sítio Novo é um município do Rio Grande do Norte com forte potencial para o ecoturismo e turismo de aventura. assim que chegamos a zona urbana da cidade, compramos alguns alimentos que seriam necessários para nossas refeições durante aquele dia e o seguinte. após as compras, inciamos nosso trekking em direção ao alto da serra da tapuia, onde se encontra o famoso Castelo do Zé do Monte e a Pedra Olho d´agua dos Borges onde íriamos acampar.

a população de Sítio Novo é dividida entre aqueles que residem no alto da região da serra da tapuia e os que moram na parte de baixo. o acesso a parte de cima é feito por uma longa pista calçada com paralelepípedos, sendo possível do alto da subida ver a cidade em baixo.

a vegetação estava verde,muitas plantas floridas, abelhas e vespas colhendo polén,lepidópteros a colher o néctar e polinizarem aleatoriamente;as lagartixas e calangos se escondem entre as frestas das pedras; carcarás e gaviões carijó sobrevoando a região em busca de presas; pássaros cantando para todos os lados, galo de campina, Cabocolinho,sabiás, o tiziu pulando na estaca;o quero quero protegendo seu ovos no chão dos predadores, a nambu voando assustado em meio a vegetação e as rolinhas brancas e vermelhas simples  voando em bandos; os urubus fazem a limpeza do que sobra no ambiente e nós enchemos os olhos com tanta vida,tanta cores,tanta cantoria; o mandacaru parece mais verde e suas flores mais brancas; são as chuvas que chegaram mudando a paisagem do agreste. há água em abundância, os açudes estão cheios.

depois de muito tempo caminhando chegamos a área onde se encontra o Castelo do Zé do Monte e um dos guia do local nos recebeu querendo que pagássemos 4,00$ por pessoa. achamos caro pois no ano anterior Valdileno havia estado ali e pagou apenas 2,00$ para conhecer o interior do castelo. depois de muita negociação com o outro guia conseguimos um preço mais justo,pagando 10,00$ para que nós três tivéssemos acesso ao fantástico castelo.

após de andarmos em seus labirintos,quartos,mirantes, e fotografarmos tudo que estive ao nosso alcance, nos despedimos dos guias e seguimos rumo a pedra do cruzeiro ou pedra olho dágua dos borges. ao chegarmos nas proximidades dessa pedra, nos informamos com moradores da região sobre o local. com as informações começamos a subida do "lajedo de pedras". ambiente com pedras de tamanhos e formas diferentes;vegetação rica em cactos,bromélias e algumas plantas de porte arbustivo que não conhecíamos. alguns tanques naturais com água acumulada das chuvas.

Depois de explorarmos a área, e tirarmos algumas fotos, fomos encontrar um local mais adequado para acamparmos. não encontramos um local adequado, mas já era tarde e estávamos dispostos a passar à noite ali, então Francisco e Valdileno limparam a área e armaram a barraca enquanto Marcos coletava galhos secos, para fazermos nossa fogueira. á noite chegou e com ela a escuridão e diminuição da temperatura. o vento era forte e frio,mas a fogueira e nossas agasalhos nos mantinha bem aquecido.  próximo ao nosso acampamento vimos uma serpente com cerca de 1,30cm se deslocando entre as frestas das pedras. ainda bem que ela não apareceu novamente durante aquela noite.

durante à noite, conversamos sobre vários assuntos, observamos e dialogamos sobre estrelas, constelações etc. ouvíamos o barulho dos fogos de artifícios sendo "explodidos" nas adjacências da área onde acampávamos e na cidade.era possível também ouvir  as músicas que estavam sendo cantadas durante as festividades da tradicional festa de São João, comemorada naquela cidade. Depois de uma noite mau dormida, banhamos-nos com água da chuva acumulada nos tanques naturais, tomamos café e começamos nossa caminhada, objetivando irmos até a Serra de São Pedro. mas infelizmente o tempo não foi suficiente para irmos até a pedra do letreiro que fica na Serra de São Pedro, avistamos a serra à distância.
deixando as estradas de bairro, chegamos exaustos a pista que dar acesso a Tangará. estávamos muito cansados para andarmos mais 18 km ´s, a solução era pedirmos carona. de tanto insistir, um  carro parou e o motorista nos perguntou para onde íamos. dissemos que iríamos prá Tangará, ele nos deu carona até lá. durante o percurso conversamos bastante, e o motorista nos informou que dirigia a ambulância de Sítio Novo e falou que outra vez que viéssemos ali para conhecer a pedra do letreiro, poderia lhe procurar na cidade que ele nos levaria até lá. de repente chegamos a Tangará, onde agradecemos a carona e conseguimos transporte de volta até a cidade de Parnamirim, que na língua tupi-guarani significa: rio pequeno. Até a próxima!!!

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...