O 1ºponto turístico do município que visitamos foi o Monte do Galo,o maior santuário religioso do Seridó,que recebe milhares de peregrinos todos os anos.
em seguida caminhamos até o castelo bivar,mas não tivemos acesso ao interior pois estava fechado. seguimos nosso trekking rumo ao sítio arqueológico Xique Xique 1. durante essa trilha,renovamos nossas energias na sombra da árvore sagrada do sertão-Umbuzeiro,onde nos alimentamos dos seus deliciosos frutos.
de volta a zona urbana, almoçamos no restaurante do Damião,primo de Moacir, comida boa e barata. em seguida,fomos até a casa de Moacir,que nos conduziu de carro até o Sítio Lajedo,distante cerca de 9 km´s dali.
já no sítio,uma visão deslumbrante: açude cheio de água, aves sobrevoando,serras,vegetação verde com as aves cantando e o "sol'' ao fundo.
na manhã seguinte levantamos cedo para observarmos as aves daquela área, e vimos muitas espécies,como:Garças,Quero quero,Corujas,Galo de campinas,Concriz,Tiziu,Casaca de couro,Gaviões,Rolinhas,Periquitos,Beija flores,entre tantas que não conhecemos. depois do café reforçado,hora de explorarmos a região pedregosa em busca das pinturas rupestres em meio a vegetação de caatinga representada por espécies como:Mandacarus,Facheiros,Coroa de frade,Macambiras,Juremas,Juazeiros,Angicos,Baraúnas e etc.
Não tivemos sucesso na procura por pinturas rupestres na pedra do reinado,mas no Talhado do Gavião, o sucesso foi absoluto. depois de enfrentarmos uma subida íngrime e vegetação espinhenta, chegamos aquela formação rochosa com milhares de desenhos,riscos, com pinturas de variadas cores,principalmente vermelha. segundo o guia, esse é o maior "paredão de pinturas rupestres das Américas", sendo consideradas como pinturas da tradição Nordeste, datadas de 9.000 a 9.400 anos que foram feitas por índios que habitavam aquela região.
aquele ambiente é fascinante!!! antes de voltarmos a cidade, passamos na casa do patriarca Sr. Lero,dono das terras,sertanejo alegre e conversador, e visitamos também outro açude,local de lazer onde as pessoas daquela região se reúnem nos finais de semana. ali ouvimos histórias e estórias fantásticas que se juntássemos, seria capaz de organizar um livro. nos despedimos daquele povo alegre do sítio lajedo, e seguimos em direção a zona urbana, onde o taxista Totá já nos esperava. infelizmente era hora de voltarmos,nos despedimos daquela gente hospitaleira e alegre, certos de que voltaríamos ali outras vezes.
VEJAM NOSSOS VÍDEOS EM CARNAÚBA DOS DANTAS:
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário