quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

22ªEXCURSÃO:GOIANINHA;AÇUDE LIMOAL;MATA DO LIMOAL,TRILHAS, RIO GRANDE DO NORTE.

No dia 13 de abril de 2008 viajamos até Goianinha, objetivando praticar trekking nas trilhas da mata do limoal, próximo ao "açude" de mesmo nome. nessa viagem o grupo estava composto por Francisco, Júlio e Valdileno. fomos de carro até a usinas Estivas, onde iniciamos nosso trekking em direção a Mata do Limoal.

durante o percurso, muita água,tudo verde, muita vida diante de nossos olhos,tais como:borboletas,libélulas,aranhas,louva deus,centopéias,embuas,cururu,lagartos,mamíferos como saguis de tufo branco e aves como gaviões carijó, entre tantas espécies que não conhecíamos.

a área também possui uma flora  exuberante,citamos aqui apenas espécies que conhecemos bem, como:gameleiras,jenipapo,maçaranduba,jucá,pau-mulato,pau-ferro,macambiras, alguns cactos, entre tantas espécies vegetais que não era conhecida por nós durante aquela excursão.
a manhã estava nublada, o vento era suave, o cheiro do solo úmido era agradável  e as aves cantando alegravam nossos ouvidos, até que chegamos ao açude limoal,e depois de percorremos trilhas abertas nas suas adjacências, seguimos em direção a mata de vegetação árborea, e sempre verde.

logo estavámos na trilha, começou a chover, mas pouco nos molhava devido a vegetação fechada, o que tornava-a bastante escura naquele momento, o ruim é que se tornava silenciosa,"sem vida", já que os animais se recolhiam em seus abrigos. entre tantos animais que vimos,Valdileno e Júlio disseram que viram uma cutia,pequeno mamífero roedor numa trilha fechada,passando rapidamente.
infelizmente a hora de retornar chegou, voltamos para casa certos de que íriamos outras vezes caminhar,explorar as trilhas daquela mata.
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...