No dia 13 de abril de 2008 viajamos até Goianinha, objetivando praticar trekking nas trilhas da mata do limoal, próximo ao "açude" de mesmo nome. nessa viagem o grupo estava composto por Francisco, Júlio e Valdileno. fomos de carro até a usinas Estivas, onde iniciamos nosso trekking em direção a Mata do Limoal.
durante o percurso, muita água,tudo verde, muita vida diante de nossos olhos,tais como:borboletas,libélulas,aranhas,louva deus,centopéias,embuas,cururu,lagartos,mamíferos como saguis de tufo branco e aves como gaviões carijó, entre tantas espécies que não conhecíamos.
a área também possui uma flora exuberante,citamos aqui apenas espécies que conhecemos bem, como:gameleiras,jenipapo,maçaranduba,jucá,pau-mulato,pau-ferro,macambiras, alguns cactos, entre tantas espécies vegetais que não era conhecida por nós durante aquela excursão.
a manhã estava nublada, o vento era suave, o cheiro do solo úmido era agradável e as aves cantando alegravam nossos ouvidos, até que chegamos ao açude limoal,e depois de percorremos trilhas abertas nas suas adjacências, seguimos em direção a mata de vegetação árborea, e sempre verde.
logo estavámos na trilha, começou a chover, mas pouco nos molhava devido a vegetação fechada, o que tornava-a bastante escura naquele momento, o ruim é que se tornava silenciosa,"sem vida", já que os animais se recolhiam em seus abrigos. entre tantos animais que vimos,Valdileno e Júlio disseram que viram uma cutia,pequeno mamífero roedor numa trilha fechada,passando rapidamente.
infelizmente a hora de retornar chegou, voltamos para casa certos de que íriamos outras vezes caminhar,explorar as trilhas daquela mata.
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário