sábado, 19 de fevereiro de 2011

24ª:EXCURSÃO:CEARÁ MIRIM;ROTA DOS ENGENHOS;RUÍNAS DE CASAS DE ENGENHOS, RIO GRANDE DO NORTE.

O Grupo Onça Pintada viajou no dia 27 de julho de 2008 à histórica cidade de Ceará Mirim, sendo a equipe formada por Francisco,Valdileno e Júlio, objetivando conhecer e registrar os prédios históricos, ruínas da casas de engenhos e engenhos. logo que chegamos a zona urbana da cidade em pleno domingo, encontramos os principais prédios históricos tombados como patrimônio público fechados.




 mesmo assim fotografamos o prédio Solar Antunes;Mercado Público;prédio da prefeitura; a igreja católica, um dos maiores templos religioso do estado do Rio Grande do Norte e a praça pública na frente da mesma. continuamos nossa caminhada até um oleiro que fica também na cidade, e depois iniciamos a rota dos engenhos indo na Usina São Francisco e em seguida percorremos mais de 10 quilômetros registrando a casa grande do Engenho Guaporé(Museu Nilo Pereira), ruínas da casa grande do antigo Engenho Carnaubal,outra casa grande abandonada próximo a um canavial,casa do Engenho Umburana,Engenho Verde Nasce,ruínas do Engenho Cruzeiro e Capela desse engenho, Engenho Mucuripe.
 detalhe: para nossa decepção, os engenhos que ainda estão em boas condições de funcionar, estavam fechados e as ruínas da maioria das casas grande dos engenhos estavam totalmente abandonadas, com a vegetação tomando conta e animais silvestres fazendo moradia. casarões que deveríam ser reformados pelo valor histórico,cultural e arquitetônico que tem, e serem cuidados por alguém, para que os vândalos não venham destruir, tornando-se atrações turísticas atraentes, podendo assim gerar fonte de renda para comunidades locais e assim. o que não pode acontecer, é o que vimos  na antiga casa grande do Engenho Guaporé, reformada na década de 1980, sendo transformada em museu e divulgada pela imprensa como Museu Nilo Pereira. logo que chegamos lá, encontramos uma família morando no prédio que era prá ser um Museu, e fomos informados de que não havia mais nenhuma mobília do "recente e extinto" museu, segundo aquelas pessoas que estavam vivendo ali, roubaram até os fios. foi fustrante ouvir aquilo, mas era a realidade.
Depois de chegarmos ao último engenho(engenho mucuripe) e encontrá-lo também fechado, conseguimos uma carona de volta até o centro da cidade, e fomos caminhando até o terminal rodoviário,ali conseguindo transporte até a cidade do Natal, de onde viemos de carro até a cidade de Parnamirim, onde residimos.

PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. PARABENS A TODOS QUE FEZEM O GRUP,O E PARTICIPAM DESSE TRABALHO MARAVILHOSO ,EU MORO NA CIDADE A BASTANTE TEPO E FAÇO PARTE DE UM GEUPO ESCOTEIRO DA CIDADE E TAMBEM ESTAMOS COM UM PROJETO DE UMA TRILHA ECOLÓGIA NAS PROXIMIDADES EM BREVE ESTAREMOS A BRINDO AS PORTAS...

    ResponderExcluir
  2. olá pessoal espero fazer parte dessa família em breve ,desde já meus parabéns.

    ResponderExcluir