durante o percurso, paramos na gameleira,uma árvore milenar e após algumas fotos seguimos rumo a trilha do pagão.
já nessa trilha visualizamos uma enorme serpente de cor preta" esticada sobre um cipó tomando sol no meio da mata.
apreciamos a sua beleza por muito tempo e voltamos a caminhar até que chegamos a área da maior e mais bela lagoa da mata estrela, a lagoa de araraquara ou coca cola com é mais conhecida.
aproveitamos para banha-nos e relaxarmos nas águas escuras da lagoa. á tarde de 15:22hs fomos conhecer a lagoa do navio que fica próximo, e na volta encontramos na vegetação de juncos da lagoa de coca cola vimos outra serpente, que parece que tinha acabo de se alimentar pois estava um pouco lenta e parte do seu corpo bem largo em relação ao resto do mesmo.
final da tarde, hora de montarmos acampamento,uns organizam a fogueira com muito cuidado para não espalhar chamas para a vegetação e s outros limpam a área e montam as barracas.
a noite hora de conversar,observar o céu,construir conhecimento em grupo,comer uma linguiça assada na hora,conta piada e estórias,rir,relaxar,planejar as trilhas do dia seguinte e dormir,mas sempre com sentinelas cuidando do fogo e do acampamento. com o nascer do sol,novas energias para explorarmos novas trilhas da Maior Reserva de Mata Atlântica sobre dunas do Brasil, com uma área de 2.039,93 hectares. depois de um café reforçado, e um certo tempo para início da digestão,alongamentos e pé na trilha, agora sem rumo.
depois de muito tempo caminhando encontramos outras lagoas temporárias das 19 registradas naquela mata. ao entramos novamente na vegetação fechada e trilha estreita, árvores com altura variando de 10m a 20m aproximandamente, Gameleiras,Pau-ferro,Pau-brasil,Mescla,Sucupira Mirim,Jatobá,Maçaranduba,Cajarana entre tantas outras espécies vegetais como pequenas plantas vistas nas fotos.
num buraco de uma enorme árvore,que não consegui identificar, vimos um pequeno mamífero,era um roedor conhecido popularmente como Rato Punaré.
nesse trekking da manhã que durou mais de 2 horas, também conhecemos outras 3 lagoas temporárias daquela reserva. de volta a área de camping, hora de se refrescar nas águas da coca cola. após o banho, almoçamos e iniciamos a cansativa caminhada de volta para entrada oficial que fica próximo a pista, onde conseguimos transporte até a Parnamirim,terra dos nossos excursionistas.
PARA CONHECER A FAUNA E FLORA VISTA NESSA EXCURSÃO OU EM OUTRAS,ACESSE:
http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
http://faunaefloradorn.blogspot.com.br/
Cara, achei show a foto da cobra nos cipós da lagoa. O que me chamou a atenção foi a foto que lembrava muito a que eu tirei no mesmo lugar.
ResponderExcluirPelo visto é a mesma cobra que fotografei no ano de 2013!
Sou de Barra do Cunhaú e amante da nossa natureza regional.
Valeu pela iniciativa de divulgação e preservação.